Terça-feira, 08 de Junho de 2010

D. Manuel II de Portugal ou Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha nasceu em Lisboa, a 19 de Março de 1889, sendo o segundo filho varão do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia.

Em 1908, o assassinato do seu pai, o rei D. Carlos (regicídio) e de D. Luís Filipe, seu irmão mais velho, tornaram-no rei de Portugal.

D. Manuel II herdou um Reino numa profunda agitação política. Apesar da sua acção governativa ter sido orientada no sentido da pacificação e do entendimento não conseguiu evitar que a 4 de Outubro de 1910 rebentasse em Lisboa uma revolução republicana e a consequente aclamação da República, a 5 de Outubro de 1910. D. Manuel II refugiou-se a bordo do iate real D. Amélia, tendo seguido para Inglaterra.

No exílio em Inglaterra, D. Manuel II intercedeu habilmente a favor de Portugal. Ordena aos monárquicos o apoio a Inglaterra na I Guerra Mundial.

Casou-se a 4 de Setembro de 1913 com D. Augusta Vitória, princesa de Hohenzollern-Sigmaringen, sua prima (por ser neta da Infanta D. Antónia de Bragança), e filha do Príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen, mas não teve descendência.

A 2 de Julho de 1932, D. Manuel II, morreu, em Twickenham, Inglaterra, de angina diftérica fulminante. Os funerais foram celebrados na catedral de Westminster, em Londres. O Governo Português, chefiado por Salazar, autorizou a sua sepultura em Lisboa, organizando funerais de estado. Os seus restos mortais chegaram a Portugal, em 2 de Agosto, sendo sepultados no Panteão dos Braganças, no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.

 

 

Curiosidades sobre D. Manuel II:

 

- Aos seis anos já falava e escrevia francês.

- Estudou línguas, história e música (tendo como professor Alexandre Rey Colaço).

- Desde cedo, mostrou-se a sua inclinação pelos livros e pelo estudo, contrastando com o seu irmão, D. Luís Filipe, mais dado a actividades físicas.

- Viajou em 1903 com a mãe, a Rainha D. Amélia de Orleães, e o irmão ao Egipto, no iate real Amélia.

- Em 1907 iniciou os seus estudos de preparação para ingresso na Escola Naval.

- Foi o primeiro rei de Portugal a não dar a mão a beijar aos dignitários durante a cerimónia anual do Beija-mão Real, a 1 de Janeiro.

- Em Dezembro de 1909, quando em visita a Paris, o monarca conheceu Gaby Deslys, uma actriz famosa. Entre os dois nasceu de imediato uma relação que iria durar para além do reinado de D. Manuel.

- A sua cerimónia de casamento foi presidida por D. José Neto, cardeal-patriarca de Lisboa, à altura exilado em Sevilha e assistiram à cerimónia o príncipe de Gales, (futuro Eduardo VIII) e representantes das casas reinantes ou reais da Espanha, Alemanha, Itália, França, Roménia e de vários principados e reinos alemães próximos.

- As suas investigações bibliográficas receberam excelentes críticas.

- D. Manuel deslocou-se ao palácio de Windsor para entregar em mão o exemplar das suas investigações ao rei Jorge V.

 

Bibliografia:

- www.wikipedia.com

- Reis e Rainhas de Portugal, Sousa, Manuel de, SporPress – Sociedade Editorial e Distribuidora, LDA.



publicado por magda_714 às 15:27
editado por ProfessorTic em 15/06/2010 às 19:53
Blogue comemorativo do centenário da implantação da República Portuguesa criado pelos alunos da Escola EB 2,3 de Canedo.
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
2010

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO